CSS RAPIDOS

>

sexta-feira, 7 de março de 2025

Café e azeite mais baratos? 'Imposto Zero' promete alívio no bolso


  • Os consumidores que mensalmente vão aos estabelecimentos comerciais para fazer compras já perceberam o aumento exorbitante de alimentos que são essenciais no dia a dia dos brasileiros.

    Em 2024, o café, o ‘menorzinho’ para os baianos, registrou altas variações em todas as capitais, chegando a até 37,4%, e era um dos alimentos que mais pesada no grupo Alimentos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - índice oficial da inflação do país. Há um tempo, o azeite de oliva também tem sido um grande vilão no bolso dos consumidores, que optam pela substituição do produto.

    Para amenizar esse gasto com produtos essenciais, o governo federal anunciou as primeiras medidas na tentativa de baratear os produtos nesta quinta-feira, 6. Entre as ações comunicadas pelo também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços estão zerar a alíquota de importação de alimentos, como carne, café, açúcar, milho, azeite de oliva e sardinha. A medida deve entrar em vigor nos próximos dias.

    Entre as ações comunicadas pelo também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços estão zerar a alíquota de importação de alimentos, como carne, café, açúcar, milho, azeite de oliva e sardinha.