CSS RAPIDOS

>

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Cinco igrejas são interditadas pela Codesal em Salvador após morte de turista

  •  

    Após o desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, que resultou na morte de uma turista, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) intensificaram as vistorias em templos religiosos da capital baiana. Como resultado, cinco igrejas foram interditadas nesta sexta-feira (14) por apresentarem problemas estruturais.

    Entre os templos fechados está a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na Cidade Baixa. Segundo os órgãos responsáveis, partes da estrutura estavam cedendo, representando risco para fiéis e visitantes. Apesar da interdição, as missas continuarão a ser celebradas em um salão ao lado da igreja.

    Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat;

    Igreja dos Perdões;

    Igreja de Nossa Senhora da Ajuda;

    Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

    A decisão de fechar os templos foi tomada após uma força-tarefa organizada pela Codesal e pelo Iphan, visando evitar novos acidentes. Atualmente, Salvador conta com 30 igrejas tombadas pelo Iphan, sendo que, além das cinco interditadas recentemente, a Igreja de São Miguel segue fechada desde 2019.

    A interdição desses espaços religiosos reforça a preocupação com a preservação do patrimônio histórico e a segurança dos visitantes. A Codesal e o Iphan continuam monitorando outras igrejas e estudam medidas para restaurar os templos afetados.